Avaliação do Primeiro Módulo

Escrever no minimo três parágrafos com uma auto-hetero-avaliação sobre as aprendizagens e os diálogos desenvolvidos durante o primeiro módulo do curso. 

9 comentários:

  1. Avaliação do primeiro módulo ao meu ver teve um parecer positivo. Contemplando dúvidas , experiências e anseios da maioria dos docêntes em relação a docência na escola de tempo integral. Quelen Farias

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  2. Módulo muito interessante, pois temos muitas dúvidas e podemos compartilhar com os colegas, vemos que não é são só nossas as preocupações quanto ao funcionamento das escolas de tempo integral.
    Iêda Weiler e Maria Regina Retamar.

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  3. Wagner e Ailton - A partir das discussões desses dois encontros, podemos notar que existem muito mais perguntas em relação a essa temática do que respostas. Percebe-se também que o grupo de forma geral demonstrou preocupações e anseios que são comuns a maioria. Registra-se o consenso dos participantes em relação ao avanço pedagógico que a escola de tempo integral pode proporcionar, no entanto existe a preocupação de como as escolas se reorganizarão para atender a nova demanda. Compreendemos, que se faz necessário pensar novas práticas educacionais e novas metodologias para o processo ensino-aprendizagem, não temos como precisar, no momento, se a escola em tempo integral é a "salvação da lavoura", porém as discussões suscitadas no grupo podem nos levar a compreender melhor a implementação desse processo. Entendemos também que as discussões não devem reduzir-se a esse grupo e sim que nossos questionamentos e anseios possam chegar as instâncias "superiores" e possamos contribuir efetivamente nessa construção.

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  4. Os encontros estão sendo bastantes produtivos, estamos debatendo o assunto que não é novo mas, que requer bastante estudo para termos metas bem claras de como organizar a escola em tempo integral.
    Temos várias inquietudes de como vai ser organizado o espaço físico de cada escola em função do tempo integral.
    Professoras Fátima e Sílvia

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  5. Em nossa opinião, o primeiro módulo foi muito pertinente, pois, esclareceu algumas duvidas que nos levou a refletir sobre a relevância do tema, sobre a dimensão da proposta que vai causar impacto, insegurança na comunidade escolar, mas que nos traz inquietação de como vamos implantá-lo, considerando a obrigatoriedade da lei e as inúmeras dificuldades que temos.

    Gostamos muito do método como o tema foi debatido e exposto, pois nos sentimos a vontade em trocar ideias, tecer comentários e conhecer a realidade em que trabalham os nossos colegas participantes.

    Edenice

    Érica

    Maristela

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  6. Acreditamos que proposta de uma Escola de Tempo Integral é positiva e que requer várias mudanças e adequações.
    Nos debates realizados elencamos algumas prioridades essenciais para o bom desenvolvimento das atividades pedagógicas, dentre elas a capacitação dos professores, adequação dos espaços físicos, disponibilização de uma alimentação saudável e adequada, disposição de recursos financeiros, qualificação e valorização da equipe pedagógica, recursos tecnológicos e manutenção dos mesmos, construção de uma proposta pedagógica que norteará a educação em tempo integral e a permanência dos programas já existentes e que estão obtendo um bom resultado.
    Ana Cristina Silveira, Katia Pires e Sandra Xavier.

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  7. Foi muito importante, participar das conversas e diálogos pois, nos faça pensar mais sobre nossa educação, a situação em que cada um dos envolvidos se encontra.
    Sei que se pensarmos melhor cada um tem seu papel, desde dos governantes até aos alunos, se não houver uma unidade, um compromisso com a educação de todos, não chegaremos aos nossos objetivos.

    Com certeza a escola integral só tem a contribuir com a educação, e futuro de todos, desde que se vença todos os obstá-los, desafios, pois apesar de todos os problemas apresentados pelos colegas educadores, algo tem que ser feito, decisões tem que ser tomadas, mudanças tem que ocorrer, não devemos nos acomodar, nem caminhar conformados para uma derrota.
    claudia

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  8. Conforme o que discutimos, conversamos e debatemos nos encontros dos dias 12/09 e 13/09 sobre docência em tempo integral, podemos observar que as escolas ainda não estão preparadas o suficiente para que isso aconteça. Em minha opinião o espaço físico é o grande problema da maioria das escolas.
    O tempo para que as escolas comecem a funcionar também é pouco.
    A escola precisa se adequar às necessidades dos alunos mas também deve contar com a participação da família, que muitas vezes acha que e escola é um depósito onde as crianças passam o dia e não as perturbam.
    Está sendo muito válido os diálogos que estão acontecendo para que possamos trocar idéias e ampliar nosso conhecimento.
    Estou com muita expectativa para o próximo encontro.

    Márcia Helena de Aguiar Coffi

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  9. Bom dia!
    Sou a professora Michele Borba Müller, estou participando desse curso e aprendendo bastante sobre esse tema que tanto assusta e traz muitas inquietações.
    Em relação ao primeiro Módulo do curso posso considerá-lo muito bom, pois houve palestras interessantes sobre o assunto, o material disponibilizado no ambiente Moodle foi muito bom e a plataforma é um ótimo ambiente de aprendizagem interativa. Os encontros presenciais foram maravilhosos, pois os colegas puderam se conhecer melhor, trocar ideias, falar um pouco sobre suas realidades escolares e dividirem suas dúvidas sobre a escola de tempo integral.
    Com isso, ficou claro, que para haver uma eficiência da escola de tempo integral o docente deve motivar os alunos, porém o Governo também deve dar subsídios para isso acontece de verdade, porque não é só depositar o aluno na escola, mas trabalhar com ele num espaço físico adequado a todos e com materiais que os motivem a estarem naquele ambiente. Sendo assim, não se pode pensar que é aumentar o números de períodos em cada disciplina, é trabalhar de maneira diferenciada, através de Projetos e Oficinas, para despertar um olhar diferenciado no nosso aluno, tornando-o mais participativo, crítico, autônomo, um verdadeiro sujeito que exerce sua cidadania.
    Então, avalio o Módulo I como Excelente, sendo assim, estou ansiosa para os assuntos a serem discutidos no Módulo II e nos nossos próximos encontros presenciais.
    Abraço a todos!
    Até o próximo módulo!

    Michele Borba Müller.

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